Educação em Ciências
Diploma conferido
Mestrado em Educação em Ciências. Título de Mestre.Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Além disso, e não sendo profissionalizante, este mestrado destina-se aos educadores e professores do Ensino Básico e Secundário com intervenção no ensino das ciências e visa qualificá-los no domínio do ensino e da investigação, desenvolvendo conceitos, metodologias e práticas que conduzam ao planeamento e concretização de projetos inovadores de intervenção-ação teoricamente fundamentados.
Creditação das aprendizagens prévias
---Requisitos da qualificação e regulamentos
120 Créditos ECTS. 4 Semestres curriculares (2 anos). 40 Semanas de estudo por ano (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo por ano (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular. Inclui uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional, objeto de relatório final, de 50 Créditos ECTS.Os detentores deste título estão habilitados para a candidatura à carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e a quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como para o desenvolvimento de atividade independente qualificada. Os educadores e professores do Ensino Básico e Secundário, detentores deste título, ficam especializados no ensino e na investigação e qualificados para o planeamento e concretização de projetos inovadores de intervenção-ação teoricamente fundamentados, na educação em ciências.
Perfil do programa de estudos
--- Ciências da Educação e Ciências da Natureza.Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Educação em Ciências é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.
Perfil ocupacional dos diplomados
---Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite o prosseguimento de estudos doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.Requisitos de graduação
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudosRegulamentos de exames, avaliação e classificação
---Regime de estudos
Tempo inteiro.Diretor de Curso
Delmina Maria Pires ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica | Sigla | Créditos ECTS | |
Obrigatórios | Opcionais | ||
Ciências da Educação | CE | 86.0 | 4.0 |
Ciências da Natureza | CN | 10.0 | 0.0 |
Psicologia | Psi | 6.0 | 4.0 |
Tecnologias de Informação e Comunicação | TIC | 10.0 | 0.0 |
Total | 112.0 | 8.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Código | Unidade Curricular | Área Científica | Créditos ECTS |
1 | 1 | Semestral | 5016-627-1101-00-20 | Aprendizagem e Cognição | Psi | 6.0 |
1 | 1 | Semestral | 5016-627-1102-01-20 | Opção 1-Ciência e Arte | CE | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 5016-627-1102-02-20 | Opção 1-Educação para a Saúde | CE | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 5016-627-1102-03-20 | Opção 1-Técnicas de Expressão Oral e Gestual | CE | 4.0 |
1 | 1 | Semestral | 5016-627-1103-00-20 | Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Ciências | TIC | 10.0 |
1 | 1 | Semestral | 5016-627-1104-00-20 | Temas Actuais de Ciências | CN | 10.0 |
1 | 2 | Semestral | 5016-627-1201-00-20 | Didática das Ciências | CE | 10.0 |
1 | 2 | Semestral | 5016-627-1202-00-20 | Divulgação da Ciência | CE | 6.0 |
1 | 2 | Semestral | 5016-627-1203-00-20 | Metodologia de Investigação | CE | 10.0 |
1 | 2 | Semestral | 5016-627-1204-01-20 | Opção 2-Construção Experimentação e Avaliação de Recursos Didáticos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | CE | 4.0 |
1 | 2 | Semestral | 5016-627-1204-02-20 | Opção 2-Oficina de Educação Ambiental | CE | 4.0 |
1 | 2 | Semestral | 5016-627-1204-03-20 | Opção 2-Psicologia da Relação Educativa | Psi | 4.0 |
2 | - | Anual | 5016-627-2001-00-20 | Dissertação/ Trabalho de Projeto | CE | 50.0 |
2 | 1 | Semestral | 5016-627-2101-00-20 | Seminário de Apoio | CE | 10.0 |