Erasmus + / Mobilidade Erasmus
O erasmus + é o programa de acção comunitária para a cooperação no domínio da educação que está em vigor desde Março de 1995.
Este programa abrange os seguintes países:
Todos os 27 Estados-Membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, Roménia e Suécia.
Os países da EFTA-EEE: Islândia, Liechtenstein e Noruega.
Os países em processo de adesão à União Europeia, como é o caso da Turquia.
O Programa ERASMUS tem como objectivo apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado no processo de inovação a nível Europeu.
O Programa ERASMUS inclui os seguintes tipos de acções descentralizadas, geridas pela Agência Nacional:
- Mobilidade de Estudantes;
- Realização de um período de Estágio Profissional (SMP);
- Mobilidade de Pessoal - Missões de Ensino (STA);
- Pessoal Docente da Instituição de Ensino Superior (IES) Nacional - Leccionar numa IES estrangeira
- Pessoal de uma Empresa estrangeira, a convite da Instituição de Ensino Superior (IES) Nacional - Leccionar na IES Nacional;
- Mobilidade de Pessoal - Formação Profissional (STT);
- Pessoal Docente e não-Docente da Instituição de Ensino Superior (IES) Nacional, para formação numa IES estrangeira;
- Pessoal Docente e não-Docente da Instituição de Ensino Superior (IES) Nacional, para formação numa Empresa estrangeira.
- Cursos Intensivos de Línguas ERASMUS (EILC) - Frequência:
Os EILC são cursos especializados das línguas menos utilizadas e menos ensinadas na União Europeia, organizados nos países em que tais línguas são oficialmente faladas.
Os EILC dão aos estudantes ERASMUS, que visitem esses países para a realização de períodos de estudos ou de estágios, a oportunidade de estudar a língua em questão por períodos compreendidos entre duas e seis semanas, com o objectivo de se prepararem para o seu período de mobilidade ERASMUS.
- Cursos Intensivos de Línguas ERASMUS (EILC) – Organização:
São elegíveis, para se candidatarem à organização de EILC, todas as IES detentoras de uma Carta Universitária ERASMUS (EUC), bem como outras organizações especializadas no ensino das línguas.
- Programas Intensivos ERASMUS (IP):
Os IP são programas de estudos de curta duração, que juntam estudantes e pessoal de IES de diferentes países participantes, com os seguintes objectivos:
- encorajar o ensino eficiente e multinacional de tópicos especiais, que de outra forma não teriam a possibilidade de ser leccionados;
- permitir que estudantes e docentes trabalhem em grupos multinacionais e beneficiem assim de condições de aprendizagem e ensino especiais;
- permitir que os docentes troquem experiências no âmbito de conteúdos programáticos e novas abordagens curriculares, e testem métodos de ensino num ambiente internacional.
Mais informações em http://www.proalv.pt ou www.ipb.pt/gri