| 
 | 
Data de Publicação: 29/05/2025 O Departamento de Matemática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança 
(ESE-IPB), em colaboração com o Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e 
Desenvolvimento (CITED), promove no próximo dia 11 de junho de 2025, pelas 14h30, no auditório da 
ESE-IPB,  a conferência intitulada História(s) da minha vida académica e profissional, proferida pelo Professor Doutor Manuel Vara Pires. Esta sessão realiza-se por ocasião da sua aposentação e pretende ser um momento de 1 reconhecimento e homenagem a um percurso académico e profissional marcado pela dedicação ao ensino, à formação de professores e à construção do conhecimento em contexto educativo. Através desta conferência, será possível revisitar experiências e contributos que fizeram parte da sua trajetória e que deixaram uma marca significativa na história da instituição e na vida de muitos profissionais da educação. O evento dirige-se a toda a comunidade académica, incluindo docentes, estudantes e funcionários não docentes, bem como aos Diretores e docentes de Agrupamentos de Escolas da região, a quem é dirigido um convite especial. Contamos com a presença de todos para este momento de celebração e partilha. 
 
 
Data de Publicação: 29/05/2025 No âmbito da celebração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, expoente maior da literatura portuguesa e símbolo da vocação universalista da língua e da cultura portuguesas, a Comissão de Curso da Licenciatura de Relações Lusófonas e Língua Portuguesa, no dia 13 de junho de 2025, às 09h30, de modo presencial  (auditório da ESEB)/online (via Zoom), organiza o Webinar "2025: que Camões podemos ter?", proferido por José Augusto Cardoso Bernardes, Comissário-geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões e Professor Catedrático da Universidade de Coimbra. Trata-se de uma atividade Científico-Pedagógica integrada no Plano de Atividades da Licenciatura de Relações Lusófonas e Língua Portuguesa para 2025, que tem como objetivo principal demonstrar a importância da obra de Camões na construção de uma identidade ligada ao civismo, humanismo e valores. Sabendo que cada época constrói a sua imagem de Camões, é-nos hoje relativamente fácil identificar aquelas que foram sendo construídas ao longo do tempo. Em contrapartida, pode perguntar-se: será possível encontrar uma visão do poeta que sirva já para os nossos dias? Como se pode ela transpor para as diferentes instâncias da vida cívica: Escola, política, comunicação social, criação artística, etc? É a estas perguntas que se procurará responder, sempre em registo de reflexão provisória. PROGRAMA 09h30m – Sessão de abertura Momento musical com declamação de poesia camoniana 9h45m – Webinar 2025: que Camões podemos ter? - Webinar apresentado por José Augusto Cardoso Bernardes, Comissário-geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões e Professor Catedrático da Universidade de Coimbra 10h30m – Debate 11h00m – Encerramento Local: Auditório da ESEB e plataforma Zoom Link de acesso:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82271996266?pwd=Rkh0VjlybUQ2Tm5KTzZnOXN6OTlRdz09 Inscrição: A participação no Webinar é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, através do link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchiyK1DjFHFe6msEdi0FcwXmHOrt5dxOYdCk2gvuqrbBCJOg/viewform?usp=sharing&ouid=101620459397366241415
 
 
Data de Publicação: 28/05/2025 Decorrerá no dia 3 de junho de 2025, pelas, 14h 30m, no Auditório da Escola Superior de Educação de Bragança, uma Palestra proferida pela Dr.ª Helga Castro , com intervenção dos alunos Diana Costa, Leonor Santos e Mariama Seidi, com o título "O papel das línguas no combate à desinformação e no empoderamento de comunidades".  O referido evento resulta de uma organização conjunta do Núcleo de Estudantes de Línguas para Relações Internacionais e da EAPN - Rede Europeia Anti-pobreza. 
 
 
Data de Publicação: 23/05/2025 De 28 a 30 maio realiza-se o XV Coloquio Internacional da Asociación de Cervantistas, organizado pelo Departamento de Línguas Estrangeiras da Escola Superior de Educação. O Coloquio contará com a presença de mais de 60 participantes especialistas na obra de Cervantes. Programa 
 Mais informações em https://xvciac.ipb.pt/
 
 
 
Data de Publicação: 23/05/2025 Os alunos do 2.º de Animação e Produção Artística apresentam a peça de tetro "O Pedido de Orçamento" no dia 27 de maio de 2025, às 18h00, na sala 0.50 da Escola Superior de Educação de Bragança.
 
 "Numa funerária invulgar, onde o humor negro se mistura com o surreal, personagens excêntricas vivem uma noite inesperada. Laurindo quer apenas saber quanto custa um funeral, apesar de ninguém estar morto. Entre funcionários atrapalhados, familiares conflituosos e clientes supersticiosos, a rotina transforma-se num verdadeiro espetáculo de confusões e revelações. À meia-noite, a fronteira entre a vida e a morte desvanece-se, dando lugar a um olhar mordaz e divertido sobre os medos, as tradições e o absurdo que rodeiam o fim da vida."
 
 
 
Data de Publicação: 19/05/2025 O V Ciclo de Webinares "O Educador Social em Contexto de..." tem início no dia 29 de maio de 2025 às 14h30, com o tema “O/A Técnico/a Superior de Educação Social em contexto escolar – práticas profissionais.”.   Oradores convidados: Dr. António Padrão, Técnico Superior de Educação Social do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia; Professora Doutora Joana Salgado Baía - Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança / Supervisora de Estágios no Agrupamento de Escolas Emídio García. Inscrição gratuita, mas obrigatória. https://docs.google.com/forms/d/1mCjSw3KsQCojDEnKQCkTh51h7_x_9oN-tx20DMoKpEw/edit
  
 
 
Data de Publicação: 16/05/2025 Decorre no dia 19 de maio, mais uma edição do Ciclo de Conferências ConSonare. Desta vez com o mote "Produção musical para, com e da criança".
O programa desta edição é composto por:
  Oficina Jogos e brincadeiras musicais da infância & Seminário Música na infânciaDr. Anderson Carvalho | SME-RJ (11h00)
 
 Lançamento do e-book ‘Educação musical na infância: questões (e inquietações) em debate – do ensino remoto ao retorno presencial’
 de Tiago Madalozzo, Vivian Madalozzo, Angelita Broock e Regiana Wille (2024) (14h)
 
 Oficina Práticas musicais com repertório autoral e tradicional brasileiro & Seminário Processo criativo do Grupo Bambulha na composição de canções
 Dr.ª Angelita Broock | UFMG/NOVA (14h30)Data:  19 de maioHora:  das 11h00 àas 16h30Local:  Sala 0.50
 
 
Data de Publicação: 15/05/2025 A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior publicou em Diário da República a Deliberação n.º 450/2025, de 26/03 Fixa os Pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2025-2026.  Todos os candidatos a esta licenciatura têm de fazer a prova de Pré-requisitos. Esta prova visa avaliar a aptidão musical necessária à frequência do curso e contempla os conhecimentos, as aptidões e a pluralidade de práticas, experiências e contextos musicais dos diferentes candidatos.
 A prova está organizada em duas componentes:
 
 (1) componente escrita;
 (2) componente prática (inclui uma entrevista).
 
 
 Ver o Regulamento
 Ver Prova a Modelo
 Formúlario de inscrição
 Inscrição para a realização da época normal da avaliação dos pré-requisitos: de 4 a 23 de abril de 2025.
 
 Realização dos pré-requisitos - época normal - dia 20 de junho de 2025, pelas 9.30h, na sala 0.58.
 
 
 Para mais informações: Diretora de curso
 Maria Isabel Ribeiro de Castro (misa@ipb.pt)
 Secretaria (eseb@ipb.pt)
 
 
Data de Publicação: 14/05/2025 No âmbito da U.C. de EFQ da Licenciatura de Educação Ambiental e do “Projeto das Escolas Transformadoras” vai realizar-se, no dia 5 de junho pelas 15:00h, um desfie de moda: “Roupa com Significado”, que tem como objetivo consciencializar as pessoas para o impacto que a roupa pode ter no meio ambiente.
 Neste desfile, a criatividade encontra a consciência ambiental. As roupas foram pensadas para dar uma nova vida a materiais usados, mostrando que é possível unir estilo, responsabilidade e inovação. Mais que um desfile, este evento representa também a união entre escola, instituições e comunidade, em prol de um futuro mais sustentável e colaborativo.Transformar o mundo começa com pequenas escolhas!
 
 
 
Data de Publicação: 09/05/2025 O Mestrado de Educação Social – Educação e Intervenção ao Longo da Vida organiza o 5.º Ciclo de Conferências/Webinares – “(Re)Afirmação da Educação Social: Mediação, cultura(s) e direito(s)”. As conferências visam conscientizar os estudantes sobre a importância de aprofundamento de temáticas e o processo de intervenção, experiências, práticas e investigação em Educação Social. Esta conferência foi planeada em colaboração com a Comissão de Curso e a Comissão Científica do Mestrado em Educação Social - Educação e Intervenção ao Longo da Vida (ESE-IPB). A Conferência 2 – "Participação das crianças nos processos judiciais: ouvir para garantir os seus direitos" será realizada pelo Dr.ª Helga Castro (EAPN Bragança). Irá decorrer no dia 15 de maio de 2025, às 11 horas, através de um link a disponibilizar às pessoas inscritas. A participação no Ciclo de Conferências é gratuita mas carece de inscrição obrigatória em cada uma das conferências. Para a inscrição na conferência 2 deve utilizar o seguinte link:https://forms.gle/Xzr59AoWfavYTEQK6 Após a inscrição e próximo da data de realização da conferência receberá um link de acesso.
 
 | | Outubro - 2025 |  | Dom | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab |  |  |  |  | 1 | 2 | 3 | 4 |  
| 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |  
| 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |  
| 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |  
| 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |   | 
 | Novembro - 2025 |  | Dom | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab |  |  |  |  |  |  |  | 1 |  
| 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |  
| 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |  
| 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |  
| 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |  
| 30 |   |   |   |   |   |   | 
 | Dezembro - 2025 |  | Dom | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab |  |  | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |  
| 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |  
| 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |  
| 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |  
| 28 | 29 | 30 | 31 |   |   |   | 
 |