No sentido de promover a reflexão sobre os principais desafios que se colocam às questões referentes a “trabalho, desigualdades e pobreza”, o Núcleo Distrital de Bragança da EAPN PT, a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Saúde irão realizar, dia 26 de maio, o seminário:
Diálogos sobre Pobreza: Repensar as Desigualdades a partir do Território - Trabalho, Desigualdades e Pobreza”.
Esta reflexão foi iniciada em 2022 pela EAPN com a chancela do Sr. Presidente da República e o Sr. Primeiro Ministro com a organização de um Congresso Nacional que se debruçou sobre os temas da Pobreza, Trabalho, Saúde e Economia. Nessa altura foi sugerido à EAPN trazer esta reflexão para os territórios com os diferentes agentes socioinstitucionais, no sentido de apresentação de sugestões/recomendações ao nível das políticas e medidas públicas.
Assistimos atualmente a tempos difíceis sentidos quer pelas famílias quer pelas próprias entidades empregadoras. Há ofertas de emprego por preencher por falta de candidatos, há pessoas que diariamente são arrastadas para a situação de pobreza e há as que nela imergiram e não conseguem sair. Somos dos países com a maior proporção de trabalhadores pobres, apesar de termos uma das proporções de trabalhadores com mais horas de trabalho semanal.
Sabemos que a pobreza não é um problema unicamente dos pobres, uma vez que, na resolução dos problemas sociais, todos os agentes têm responsabilidades e todos devem estar/ser envolvidos. Por outro lado, estamos cientes de que o combate à pobreza e às desigualdades no mercado de trabalho necessita de uma intervenção multidimensional e integrada, com uma intervenção simultânea ao nível macroestrutural, o das políticas públicas, ao nível mesoestrutural, o das instituições, e ao nível da vida das pessoas. Por isso, convidamos Todas e Todos a participar e dar contributos.
Conscientes da importância central da Participação como estratégia no combate à pobreza e às desigualdades no mercado de trabalho bem como na promoção do desenvolvimento socioeconómico dos territórios numa abordagem inclusiva, esperamos poder contar com a Vossa presença.
A participação é gratuita e poderá fazer a sua inscrição pelo seguinte link:
https://forms.gle/5AH7t3xvMXXwWuWh9