No âmbito do projeto Erasmus+ QuILL-Quality in Language Learning, decorreu na Escola Superior de Educação, de 18 a 22 de julho, uma semana de formação. O IPB, enquanto coordenador científico do projeto, promoveu a formação “Quality and Innovation of Language Learning” , acolhendo 23 docentes de línguas estrangeiras vindos das universidades parceiras: Universidade de Bolonha-Itália, Universidade de Vilnius-Lituânia, Universidade Alexandru Ioan Cuza de
Iasi-Roménia, Universidade de Córdoba-Espanha e Instituto Politécnico de Bragança-Portugal.
O projeto QuILL tem por objetivos principais facultar aos professores de línguas as competências necessárias para identificar, avaliar, utilizar e criar recursos digitais de ensino de línguas para fins específicos baseados em ferramentas e recursos digitais em acesso livre, bem como fornecer aos decisores informação e competências para desenvolver a implementação de recursos tecnológicos e métodos para o ensino de línguas no ensino superior europeu.
Os principais resultados do projeto são: uma base de dados contendo 387 recursos online para a aprendizagem de línguas para o ensino de 18 línguas europeias; a disponibilização de um pacote de formação online com vista à utilização e criação de recursos digitais para o ensino de línguas para fins específicos no ensino superior; a publicação sobre as potencialidades tecnológicas de aprendizagem de línguas nos sistemas europeus de ensino superior. Os dois primeiros resultados, já concluídos, constituíram a base da formação nesta semana. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em https://quill.pixel-online.org.